Nome completo: Michael Kenji Shinoda
Apelido: Mike, Spike Shinizzle, Glue, Spike Minoda, Akira
Data de nascimento: 11 de Fevereiro de 1977
Local de nascimento: Panorama City, CA
Função: Vocalista, Guitarrista, Tecladista
Data de nascimento: 11 de Fevereiro de 1977
Local de nascimento: Panorama City, CA
Função: Vocalista, Guitarrista, Tecladista
Mike nasceu em Panorama City – cidade do condado de Los Angeles, Califórnia – é descendente de japoneses e casado com Anna Hillenger. O casal tem um filho chamado Otis.
Com cerca de quatro anos de idade, Mike começou a estudar piano. Ele estudou técnicas de piano clássico, jazz e, por fim, hip-hop por cerca de doze anos. Depois disso, passou a tocar teclado e a compor samples.
Mike estudou na Agoura High School, onde conheceu Brad Delson. Juntos, eles costumavam compor e gravar músicas em um pequeno estúdio que Mike montou em seu quarto. Nessa época, ele ainda não sabia tocar guitarra. Ele só começou a aprender depois da entrada de Chester Bennington na banda.
Depois do colegial, Mike foi para o Art Center College Of Design, onde se formou em Arte da Ilustração. Ele e Joe Hahn são os responsáveis pela parte visual da banda – juntos eles fizeram toda a arte dos álbuns da banda e de boa parte dos materiais promocionais também.
Seus desenhos e pinturas são o reflexo de uma miscigenação de culturas, que misturam heranças nipo-americanas, guerilla street art e suas experiências no mundo da música. Existem muitos músicos que pintam, mas em contraste, Mike poderia ser um pintor cujo hobby é a música. Seu talento e habilidades são os mesmos em ambos, música e arte.
No período em que cursou a faculdade, Mike frequentava às aulas das 9h até as 16h. Depois disso, fazia seus trabalhos de casa – seis horas diárias, normalmente – e então ia para o estúdio onde a banda ensaiava. O estúdio, por sua vez, trancava suas portas das 2h até as 8h. Nesse intervalo, ninguém podia entrar ou sair de lá. Por conta disso, Mike levava sua escova de dentes e um travesseiro, trabalhava a noite toda e dormia algumas horas antes de o estúdio abrir para que ele pudesse sair e começar tudo de novo.
No Linkin Park, além de cantar, Mike toca guitarra e teclado. Depois da primeira grande turnê da banda, na qual ela se apresentou 324 vezes em um ano, Mike produziu sozinho o segundo álbum do Linkin Park, o Reanimation. Ele também co-produziu, ao lado de Rick Rubin, o terceiro disco de inéditas da banda: Minutes to Midnight.
Em 2005, Mike gravou e lançou o primeiro disco do seu projeto paralelo entitulado Fort Minor. Ele compôs todas as letras e arranjos do álbum, chamado “The Rising Tied”. Não satisfeito, tocou todos os instrumentos no período de gravação, produziu e fez a arte do disco.
Curiosidades:
Mike Shinoda é multi-instrumentista. Além de guitarra, piano e teclado, ele toca baixo, bateria e mais alguns instrumentos de corda e sopro.
Em 2004, Mike criou uma edição especial do tênis DC Clientele. Ele fez o design do tênis, a arte da caixa, da palmilha e dos materiais promocionais. Uma porcentagem do lucro das vendas foi destinada ao Michael K. Shinoda Endowed Scholarship, um programa de bolsa de estudos criado por Mike em parceira com o Art Center College Of Design.
Em 2006, Mike fez sua primeira exposição de arte, Diamonds Spades Hearts & Clubs, no Gallery 1988. Ele exibiu os trabalhos feitos para ilustrar o disco “The Rising Tied”, do Fort Minor, além de alguns trabalhos feitos em colaboração com outros artistas.
Ainda em 2006, Mike produziu algumas faixas do disco “Food & Liquor”, de Lupe Fiasco. Lupe conheceu Mike no iate de Jay-Z durante a VMA Afterparty, e deu a ele uma mixtape com suas músicas. Lupe gravou uma música que se tornou b-side do disco “The Rising Tied”, do Fort Minor.
Em 2008, Mike fez sua segunda exposição de arte, Glorious Excess, no Museu Nacional Nipo-Americano. Dessa vez, a exibição foi patrocinada pela DC Shoes. A exposição também serviu como lançamento dos novos tênis recriados por Mike para a coleção DC Remix Series.
A primeira parte da exposição, Glorious Excess (BORN) abriu suas portas em 11 de julho de 2008, e a segunda parte, Glorious Excess (DIES) aconteceu à partir de 22 de agosto de 2009.
A primeira parte da exposição, Glorious Excess (BORN) abriu suas portas em 11 de julho de 2008, e a segunda parte, Glorious Excess (DIES) aconteceu à partir de 22 de agosto de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário